

Plaza Sul Shopping recebe Daiana Garbin em evento de conscientização sobre retinoblastoma
08/09/2025
O Plaza Sul Shopping recebe, neste sábado, 13, a campanha “De Olho nos Olhinhos”, iniciativa do apresentador Tiago Leifert e de sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, que tem como objetivo auxiliar na prevenção do retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos que acomete, principalmente, bebês. A embaixadora estará presente no shopping, com sua equipe, para tirar as dúvidas e conversas sobre o tema.
A ação ocorre na semana do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, 18 de setembro.
A campanha foi criada após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com a doença, com apenas 11 meses de vida. Por terem sido pegos de surpresa, decidiram desenvolver a ação para conscientizar os pais da prevenção à doença, que pode ser identificada pelos olhos dos bebês.
No estande da campanha, que ficará localizado no Piso 0, em frente à Bacio di Latte, serão realizadas atividades lúdicas, como oficinas de pintura, brincadeiras interativas e a presença de mascotes, enquanto médicos conversam com os pais, trazem informações e realizam até um teste rápido.
“Queremos que os pais estejam cada vez mais atentos, que saibam identificar os sinais e possam buscar ajuda rapidamente. Nossa missão é fazer a informação circular, antecipar a ajuda no diagnóstico e trazer essa condição para o debate social”, destaca Daiana Garbin, mãe de Lua, hoje com 4 anos de idade.
O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum entre crianças de 0 a 5 anos. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, a parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho, o chamado retinoblastoma unilateral, ou nos dois olhos, retinoblastoma bilateral. Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Segundo o Ministério da Saúde, quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, o índice de cura chega a 90%. Apesar de raro e de representar cerca de 4% dos cânceres infantis, o retinoblastoma é o tumor maligno ocular mais comum entre as crianças. No Brasil, são registrados aproximadamente 400 casos por ano.
Ação nacional
A ALLOS, que apoia a campanha há três anos, mobilizou a causa com eventos em shoppings pelo país e ampla divulgação digital nos sites, redes sociais dos shoppings da ALLOS e nas centenas de totens digitais e telões da Helloo - empresa de mídia exterior do grupo - em todo o país, a fim de despertar a atenção e ampliar o alcance da causa. Outros nove shoppings da ALLOS também receberão equipes de apoio e conscientização para ampliar o debate sobre a doença.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital do GRAACC, St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, CONIACC - Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP). Neste ano a campanha recebeu apoio internacional com o suporte da International Society of Ocular Oncology (ISOO), da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP) e da Childhood Cancer International (CCI).
“O nosso compromisso é mostrar que os shoppings da ALLOS são verdadeiros canais de comunicação com a sociedade. Com campanhas como essa, conseguimos levar aos nossos clientes oportunidades de mais acesso à informação econscientização, nesse caso, sobre a saúde ocular infantil”, afirma Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.